Os potentes alto-falantes de 2 vias, o áudio com conexão Bluetooth® e o magnífico teclado GrandTouch-S com teclas de madeira abrem possibilidades sem precedentes a pianistas de todos os níveis.
A mais recente ação do teclado da Yamaha apresenta ampla faixa dinâmica e resposta fiel a todas as nuances do toque, deixando os timbres mais delicados aos mais fortes na ponta dos dedos do pianista. Os martelos de piano de cauda altamente consistentes reproduzem a agradável resposta dos martelos tocando as cordas, permitindo um controle preciso do timbre. As teclas brancas (marfim sintético) e pretas (ébano sintético) são altamente absorventes,mantendo a aderência mesmo em apresentações longas, além de terem o mesmo visual e sensação das de um piano de cauda.
As teclas GrandTouch-S do CLP-745 comprovam a expertise da Yamaha com o uso da madeira nos pianos. Assim como no teclado dos pianos de cauda, a madeira maciça é selecionada e cortada das melhores partes da madeira bem seca, deixando as teclas mais resistentes à deformação do que os teclados de madeira laminada. A textura e a estrutura de madeira das teclas criam uma sensação mais semelhante ao piano de cauda.
Mecanismo de escape (escapement) das teclas da Clavinova
No piano de cauda, o mecanismo de escape afasta rapidamente os martelos das cordas depois que as tocam, para impedir qualquer interferência na vibração delas. Esse mecanismo produz uma leve sensação de clique quando as teclas são pressionadas suavemente.
O teclado dos pianos Clavinova têm um mecanismo de escape que reproduz essa sensação ao se pressionar a tecla quase até o fim. As teclas foram projetadas de forma que o clique é notado apenas quando se pressiona levemente, como ocorre nos pianos de cauda. As teclas foram ajustadas para dar mais atrito, a fim de equilibrar a repetição e a resposta delas sem prejudicar o desempenho.
Filosofia do design
Os pianos Clavinova têm excelente tocabilidade e funções versáteis, além do design refinado e autêntico, combinando uma forma compacta com a estética moderna. É por isso que eles definem o padrão contemporâneo para os pianos. O conceito do design do Clavinova foca como o músico se sente quando se acomoda em frente a um dos modelos da série. O campo de visão do pianista passa a ser o piano, a fim de criar um espaço natural igual ao de um piano acústico. Isso mostra a preocupação da Yamaha com pianistas que praticam no Clavinova e se apresentam em um piano de cauda - eles sobem ao palco relaxados, pois tudo parece normal, como sempre deve ser. O piano Clavinova faz parte do dia a dia do músico - que tem à disposição diferentes detalhes contemporâneos e cores para combinar com qualquer ambiente ou estilo de vida.
Modelagem Grand Expression
A interação entre os martelos, pedais e cordas dentro do piano de cauda reagem às mais sutis nuances do toque do pianista, criando uma gama ilimitada de timbres. O toque do pianista se refere não apenas à intensidade (suave/forte) ao pressionar e soltar as teclas, mas também à rapidez e à pressão do toque. Na série CLP-700, a Modelagem Grand Expression acompanha as nuances dos dedos do pianista e as traduz na mesma variação ilimitada de timbres do piano de cauda.
Isso possibilita a variação do resultado final, tocando nas teclas com diferentes profundidades e velocidades, mesmo quando se usam técnicas como trinados e legatos ou ao se destacar a melodia sobre o acompanhamento. A Modelagem Grand Expression destaca-se por permitir a reprodução fiel do resultado esperado dessas técnicas em muitas canções conhecidas. Na música "Clair de Lune", de Debussy, o toque solto cria um timbre fraco, deixando a melodia mais nítida. Em “Un Sospiro”, de Liszt, os arpejos do acompanhamento acentuam a melodia sem exagerá-la, e a expressão variada da melodia dá à música uma qualidade vocal. O último dos noturnos de Chopin apresenta trinados, legatos e outras técnicas delicadas, nas quais os dedos parecem flutuar sobre as teclas, proporcionando o timbre suave e etéreo que a peça requer. Tocando essas obras em um piano altamente expressivo, o pianista aprende várias técnicas e se expressa alegremente como um pintor, mas pelo som.
Novos sons sampleados do Yamaha CFX e do Bösendorfer Imperial
Os sons do piano de cauda Clavinova são gravados de vários pianos de cauda de concerto de renome mundial. Um deles é o CFX, o principal piano de cauda da Yamaha para concertos. Pianistas de todo o mundo são apaixonados pelo impressionante, deslumbrante e expressivo som do CFX nas salas de concerto. Outro piano de concerto sampleado é o Imperial, principal modelo da Bösendorfer, tradicional e consagrada marca vienense de pianos, com apaixonados seguidores. O Imperial é conhecido pela abundância de timbres e a sensação natural e "quente". Para reproduzir fielmente as características desses pianos de cauda, a Yamaha gravou cuidadosamente toda a faixa de timbres de cada uma das 88 teclas, fazendo minuciosos ajustes para capturar os timbres mais harmoniosos que cada piano oferece.
Virtual Resonance Modeling
Um dos atrativos do piano de cauda é a ressonância simpática criada pela vibração de todo o instrumento. Os pianos Clavinova reproduzem, de forma elaborada, essa rica ressonância simpática graças a uma tecnologia inovadora chamada Virtual Resonance Modeling (VRM). O VRM cria um som variado, simulando os complexos timbres simpáticos criados quando a vibração das cordas se propagam pela tábua harmônica e as outras cordas, correspondendo ao tempo e à intensidade do toque e do pedal. Os pianos da série CLP-700 reproduzem os sons que os pedais fazem quando soltam as cordas, além da ressonância da escala dupla, das cordas, da tábua harmônica e da estrutura. Os pianos Clavinova dão a você a mesma dinâmica momentânea e os sons simpáticos encorpados produzidos por todo o corpo do piano de cauda.
Uma experiência incrível mesmo com fones de ouvido
Sampling binaural é um método no qual microfones especiais são colocados nas orelhas de um manequim (simulando o pianista) para capturar os sons do piano da forma mais realista possível.
Escolhemos esse método para criar o ambiente e a ressonância completa e natural dos pianos acústicos nos pianos Clavinova. Assim, o pianista tem a sensação de estar sentado em frente a um piano de cauda, mesmo com fones de ouvido. A experiência é tão agradável que ele até se esquece dos fones de ouvido, não importa por quanto tempo toque.
Nos pianos da série CLP-700, os samples binaurais foram tirados do Bösendorfer Imperial e do Yamaha CFX. Para obter um som binaural de alta definição, a Yamaha desenvolveu um manequim com cabeça e orelhas especialmente para gravação.
Também desenvolvemos a função Stereophonic Optimizer para obter o mesmo efeito nos efeitos do piano. A tecnologia Stereophonic Optimizer simula a difusão natural do som nos fones de ouvido de forma quase idêntica ao sampling binaural nos sons de piano (exceto CFX e Imperial).
Sons de instrumentos de época abrem as portas para o mundo da música clássica
Os modelos CLP-775/745/735/765GP* são os primeiros instrumentos da Yamaha com sons fortepiano, o antecessor do piano moderno. Esses sons são mais simples do que os do piano moderno e decaem muito mais rapidamente. Ao ouvir o som real dos instrumentos tocados por compositores como Mozart, Beethoven e Chopin quando estavam compondo, você descobre a intenção original das notas na partitura. Agora você pode tocar esses instrumentos de época e se comunicar com compositores históricos.
*Equipados com os sons de dois dos fortepianos preferidos por Mozart e Chopin.
A Musitech Instrumentos Musicais foi fundada no ano 2000, quando iniciou uma nova etapa da jornada no ramo de comercialização de instrumentos musicais, Áudio profissional, iluminação e instalação de sistemas audiovisuais.
Musitech Instrumentos Musicais Ltda | Av. Herval, 695 - Centro - Maringá, PR - CEP: 87013-110
CNPJ 03.846.192/0001-40 - TEL - (44) 3034-7057 | Email - contato@musitechinstrumentos.com.br
© Todos os direitos reservados. 2017